Haras Trapiche
Tel : +55 81 99913-6014 Email: harastrapiche@gmail.com 

Quem Somos

História

A ideia de criar cavalos de salto surgiu da necessidade como cavaleiro de repor bons animais para o esporte. Já no ano 2000 havia participado de competições de todas as categorias (Mini-mirim, Mirim, Junior e Sênior) e percebi que seria impossível continuar evoluindo no esporte sem bons cavalos.

Aliado a isso, havia a facilidade de possuirmos uma boa área rural perto do Recife, de nossa família, onde já havia alguns cavalos de passeio. Outro aspecto facilitador era o de sermos familiarizados com a atividade rural.

Em 2001 demos início ao criatório. Inseminamos 4 éguas com os garanhões Land Ritter, Tintoretto Método e Jauá, com isso nasceram nossos primeiros potros: África, América, Albatroz e Abracadabra Trapiche.

A partir deste momento aprimoramos o conhecimento sobre criação e linhagens e iniciamos a evolução genética com o uso de transferência de embrião (TE) e inseminação artificial com sêmen congelado. Em 2002 adquirimos três produtos frutos de T.E. que se transformaram nas éguas Bela, Boa Sorte e Corsage. Boa Sorte e Corsage ganharam inúmeras competições.

Pouco depois adquirimos como matrizes, Fúria e India, duas vencedoras de provas. Fúria deu sucessão a fenomenal saltadora Dahra, Furioso e Guapo Trapiche – o campeão pernambucano/2018 (amador). India gerou Dinastia e Emilia, que são ótimas matrizes, além de Fortaleza e Hilda Trapiche, que seguem boas carreiras no esporte.

Continuamos evoluindo até os dias atuais, buscando sempre melhorar nossas matrizes e usando sementais melhoradores.

Estamos há 16 anos trabalhando com criação e já produzimos mais de 60 potros com emprego de sêmen congelado dos melhores garanhões disponíveis, tais como: Indoctro, Emilion, Voltaire, Burggraaf, Quite Easy, Cardento, Orame, Lordz, Padinus, Douglas, Glasgow, Apache d’ Adriers, Elvis Ter Putte, Kannan e Mylord Carthago.

Grande parte dos nossos cavalos estão competindo e vencendo, alguns também se tornaram matrizes nossas. No entanto, o mais importante é que estão dando aos nossos cavaleiros e amazonas o prazer de montar um bom cavalo!

Objetivos

Desenvolver através da seleção das matrizes, do uso de garanhões melhoradores, das melhores técnicas de nutrição, manejo, sanidade e treinamento, um cavalo com a mesma aptidão para o salto que os melhores animais da Europa. Já adaptado para nosso clima e com um custo acessível aos nossos cavaleiros e amazonas.

Instalações

Nossos cavalos estão alojados, de acordo com a atividade desempenhada, em duas áreas diferentes.

A área de cria e recria, onde ficam as éguas e potros até três anos de idade, é composta por quinze hectares de pastagens tipo coast cross e tifton divididos por cercas elétricas em piquetes em torno de um hectare cada. Temos também piquetes menores e cocheiras que servem como maternidade. Além disso, contamos com dois hectares com plantação de capim coast cross para servir aos animais estabulados. Esta área fica nas terras da Usina Trapiche, no município de Sirinhaém, na zona da mata sul pernambucana.

A área voltada para treinamento é para onde os cavalos acima de três anos vão. Os animais que estão nas fases de doma e treinamento ficam alojados nas nossas cocheiras do Caxangá Golf Country Club, em Recife. No clube contamos com toda sua estrutura: redondel, corredor de salto, picadeiro coberto, pista de areia, pista de grama, além de uma pista de exterior e cross. Isso tudo permite que os animais se desenvolvam desde a doma até o nível de competição.

Contato

(*) Campos com preenchimento obrigatório.

ENDEREÇO

Estrada para Rod. PE60 – Sirinhaém/PE

CEP 55580-000

TELEFONE

+55 (81) 98208-7873

E-MAIL

contato@harastrapiche.com.br