A ideia de criar cavalos de salto surgiu da necessidade como cavaleiro de repor bons animais para o esporte. Já no ano 2000 havia participado de competições de todas as categorias (Mini-mirim, Mirim, Junior e Sênior) e percebi que seria impossível continuar evoluindo no esporte sem bons cavalos.
Aliado a isso, havia a facilidade de possuirmos uma boa área rural perto do Recife, de nossa família, onde já havia alguns cavalos de passeio. Outro aspecto facilitador era o de sermos familiarizados com a atividade rural.
Em 2001 demos início ao criatório. Inseminamos 4 éguas com os garanhões Land Ritter, Tintoretto Método e Jauá, com isso nasceram nossos primeiros potros: África, América, Albatroz e Abracadabra Trapiche.
A partir deste momento aprimoramos o conhecimento sobre criação e linhagens e iniciamos a evolução genética com o uso de transferência de embrião (TE) e inseminação artificial com sêmen congelado. Em 2002 adquirimos três produtos frutos de T.E. que se transformaram nas éguas Bela, Boa Sorte e Corsage. Boa Sorte e Corsage ganharam inúmeras competições.
Pouco depois adquirimos como matrizes, Fúria e India, duas vencedoras de provas. Fúria deu sucessão a fenomenal saltadora Dahra, Furioso e Guapo Trapiche – o campeão pernambucano/2018 (amador). India gerou Dinastia e Emilia, que são ótimas matrizes, além de Fortaleza e Hilda Trapiche, que seguem boas carreiras no esporte.
Continuamos evoluindo até os dias atuais, buscando sempre melhorar nossas matrizes e usando sementais melhoradores.
Estamos há 16 anos trabalhando com criação e já produzimos mais de 60 potros com emprego de sêmen congelado dos melhores garanhões disponíveis, tais como: Indoctro, Emilion, Voltaire, Burggraaf, Quite Easy, Cardento, Orame, Lordz, Padinus, Douglas, Glasgow, Apache d’ Adriers, Elvis Ter Putte, Kannan e Mylord Carthago.
Grande parte dos nossos cavalos estão competindo e vencendo, alguns também se tornaram matrizes nossas. No entanto, o mais importante é que estão dando aos nossos cavaleiros e amazonas o prazer de montar um bom cavalo!